Renato Ritton

Porque você precisa de um Coach?

Facebook ADS

Apesar do Coaching já estar no Brasil há mais de 15 anos, ainda persistem muitas dúvidas sobre o que é, como funciona e seus limites de atuação.

A confusão aparece até entre os profissionais, que muitas vezes detêm outras formações e combinam o Coaching com outras atividades para oferecer soluções mais abrangentes aos seus clientes.

Por isso, escrevo esta lista de perguntas mais frequentes que vão te ajudar a convencer até a mais desconfiada das Mães sobre a importância de ter um Coach trabalhando a seu favor.

1) Porque você precisa de um Coach? Eu até hoje nunca precisei de um.

Sua mãe tem razão, nem todo mundo precisa de um Coach. Por exemplo:

Ninguém precisa de um Coach para atravessar uma piscina a nado, mas se precisa ser o melhor do mundo nos 50m borboleta, você precisa de um Coach.

Ninguém precisa de um Coach para apresentar um trabalho na faculdade, mas se você é tímido e quer tirar 10 na apresentação do TCC, você precisa de um Coach.

Ninguém precisa de um Coach para dizer o que você tem que fazer no trabalho, mas se você não consegue se organizar para priorizar as coisas você precisa de um Coach.

Ninguém precisa de um Coach para largar o emprego, mas se você tem dúvidas sobre o que fazer em sua carreira você precisa de um Coach.

As possibilidades são inúmeras, mas sempre em relação a melhoria de sua condição mental. O Coach te ajuda a conseguir superar algo que você não faria sozinho ou ajuda a melhorar o processo.

2) Ok! E o que o Coach vai me ensinar que eu já não sei?

Quase sempre NADA. O Coach em geral não sabe mais do que você sobre aquilo que você precisa realizar.

O Coach não é um especialista técnico, mas sim um especialista em comportamento humano. Por isso ele poderá ajudar você a ter novas perpectivas em relação a um mesmo problema.

3) Tá me confundindo. Esse tal de Coach é um Psicólogo?

Não mãe, o Coach não é Psicólogo, mas pode ser alguém formado em Psicologia (ou em outra área).

O Coach atua em casos de:
– Falta de comprometimento.
– Autosabotagem.
– Baixo desempenho.

É um profissional capacitado para detectar e ajudar a transpor os bloqueiosque te afastam do sucesso em uma determinada área.

O Coach não atua em:
Transtornos psicológicos.
Incompetência técnica.

E também não é assistente pessoal, nem secretário executivo.

4) Gostei menino, então esse Coach sabe tudo sobre tudo e só dá pitaco, é isso?

Não mãe, a senhora já está me fazendo passar vergonha…

A maioria dos Coaches já possuem um amplo histórico profissional em áreas como Administração, Psicologia e Educação Física, no entanto seu conhecimento técnico não faz parte do processo de Coaching, mas pode ser combinado para acelerar os resultados.

Processos de transferência de experiência entram em outra área: o Mentoring (assunto para um próximo artigo).

5) Tá bom, então o que faz esse tal de Coach ?

O Coach trabalha para acelerar ideias, estimular ações e reforçar o comprometimento com objetivos.

O trabalho é realizado através do diálogo entre o Coach e o Coachee (cliente). Apesar de existir um amplo número de ditas “ferramentas de coaching”, elas são apenas acessórios que podem ou não ser usados pelos profissionais de acordo com o trabalho realizado e necessidades específicas da sessão.

Não há uma sequência definida ou obrigatoriedade. Portanto, não fique ansioso pela chegada de uma ou outra ferramenta ou decepcionado por não usá-la. Consulte seu Coach sempre que houver dúvidas em relação ao processo.

6) E quanto tempo dura o trabalho do Coach?

Desculpe mãe, não é má vontade, mas essa é uma pergunta que só o seu Coach poderá responder.

Assim como em outras profissões que envolvem trabalho pessoal entre o especialista e o contratante, existem muitas subjetividades que influem na quantidade de sessões necessárias e no trabalho a ser realizado.

Existem diversas abordagens possíveis para um mesmo problema apresentado, como um médico que trata uma infecção com o antibiótico A ou B, o Coach poderá apresentar diferentes formas de realizar seu trabalho com a mesma eficácia.

O importante é conversar até esclarecer todas suas questões. Um bom profissional sempre estará interessado em lhe responder suas perguntas com clareza.

7) A mulher do Dr. Otávio do 302 disse que já fez Coaching e não funcionou, quem disse que isso funciona mesmo?

Mãe, o Coaching é um serviço sério, mas pode acontecer de você contratar um Coach e não ter os resultados que queria.

Existem profissionais mais ou menos qualificados, como em qualquer profissão e por isso você deve procurar um profissional que lhe transmita confiança.

Além disso, muitas vezes vamos a um médico e descobrimos doenças, algumas ainda sem cura, mas com tratamento, isso não significa que o médico é ruim ou a Medicina em si não funciona.

Também acontece da pessoa simplesmente interromper o processo no meio e culpar o Coach. Essa pode ser apenas uma reação normal de autossabotagem em relação às mudanças que estão ocorrendo.

É importante sempre ser aberto em relação ao que sente com seu Coach e comunicar suas decisões claramente.

8) O irmão da Maria Helena lá do Leblon é Coach. A Juliana, chefe do Marquinhos também. Qualquer um pode ser Coach agora?

É feio mentir para a mãe, então não é bem assim.

Qualquer um pode atuar como Coach, porém é o mesmo que dizer que qualquer pessoa pode curar, como um pajé cura sua tribo, mas isso não faz dele um médico.

Para tornar-se um Coach o profissional pode fazer uma especialização, MBA ou curso livre. Também existem algumas possíveis certificações que visam atestar a aptidão do profissional.

Acima de tudo, opte por profissionais bem recomendados e que lhe transmitam confiança ao responder suas demandas.

[PERGUNTA BÔNUS] Menino, que barato esse tal Coaching. Onde faz?

Ótimo, o Coach é um profissional liberal, basta pesquisar as opções em sua rede de contatos ou internet e fazer contato para tratar sobre o início do seu processo de Coaching. Tenho certeza que encontrará um profissional adequado para lhe ajudar neste momento.

Centive Avante

Sobre o autor | Website

Renato é casado com a Kelly há 21 anos. Como Coach de Relacionamento, tem como projeto de vida contribuir para que os casais elevem seus relacionamentos a um novo patamar. Renato é certificado Personal & Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, sócio da empresa Casal em Foco Mudança de Comportamento Ltda. e co-fundador do Blog CASAL EM FOCO. Renato além de empresário é Bacharel em Ciência Contábeis, formado pela Universidade Gama Filho em 1991 com especialização em Auditoria e Perícia Contábil. Renato é também autor dos livros: “Não seja incrédulo, mas homem de fé!”, “O poder do verdadeiro anúncio”, “Se eu me calar, as pedras falarão” e “Atitudes Transformadoras”

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!